Ambas são formas diferentes de guardar dinheiro para o futuro, porém, tem critérios e propósitos bem distintos.
Na PREVIDÊNCIA PRIVADA, as seguradoras oferecem aos contribuintes os PLANOS DE PREVIDÊNCIA, que calculam o quanto é preciso guardar por mês para acumular um valor que garanta a renda desejada por um determinado número de anos na aposentadoria.
O montante acumulado pode ficar disponível para saque ou apenas para o recebimento de parcelas mensais, mas cuidado, o Imposto de Renda pode ficar com grande parte do seu dinheiro no futuro, por isso, é importante você conhecer bem todas as regras antes de aderir a um plano de previdência.
Já o TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO é um título de crédito adquirido por prazo determinado com a simples finalidade de guardar o dinheiro por uma quantidade definida de meses. O consumidor poupador faz pagamentos mensais e, no final de um período, pode resgatar todo montante dos seus depósitos. Para tornar-se atrativo, são realizados muitos sorteios de elevados valores, por isso, as pessoas decidem deixar seu dinheiro “guardado” por um tempo, mesmo sem rentabilidade, para terem a chance de receber uma quantia maior através dos sorteios.
Se desejar adquirir um título de capitalização, tome cuidado, se resgatar o montante antes do prazo definido você perderá boa parte dos depósitos realizados.
Deixe seu comentário